Arquivos Táticos

Internet, arte e mídias táticas ≈ gênero e polifonia. Uma memória de quase vinte anos, sob a perspectiva de mulheres. Arquivos táticos compila livros e publicações sobre processos colaborativos e abertos de arte e mídia brasileiras, dos anos 2000 em diante, em uma plataforma para consulta online.

https://midiatatica.desarquivo.org/
Giseli Vasconcelos, Tatiana Wells, Cristina Ribas

Uma modalidade de arquivamento que pode se comportar como uma editoria, um time de cura, uma pesquisa, um experimento sobre formatos e modalidades possíveis para organizar uma memória de uma cultura na rede. Uma referência didática, uma literatura específica de internet brasileira, que mantém suas especificidades: é ciberfeminista, solidária, tática e pedagógica.

Em um tempo em que memória, dado e lixo-ruído-noise permeiam todos os processos de nossas vidas, narrar essa memória, atualizar táticas e práticas, torna-se um enfrentamento necessário para os tempos sombrios que vivemos, se já não fosse por puro desejo de cuidado.

Arquivos Táticos é um projeto gerado a partir de uma literatura coletiva e colaborativa, e possível, graças ao empenho de autorxs e editorxs em compartilhar conhecimento e experiências através destas publicações, assim como a disponibilidade digital dos arquivos e suas devidas licenças atribuídas – notadamente livres, creative commons, copyleft ou arte livre.

Rolar para cima
Rolar para cima