EDITORA

i-Motirõ iniciou a produção editorial no ano de 2012, sempre conectada com projetos colaborativos produzidos a partir de encontros, festivais e laboratórios de mídia e tecnologia social. O primeiro livro publicado foi o Peixe Morto, que faz parte da rede Submidialogias – uma lista de discussão que realizou festivais independentes sobre cultura e políticas digitais em vários pontos do Brasil, no período de 2005 a 2010. Desde então, as publicações seguintes se realizaram a partir de parcerias mobilizadas pelos projetos e suas redes relacionadas, com a participação de vários autores.

A linha editorial da i-Motirõ segue o mesmo perfil de projetos realizados pela organização, mobilizando práticas e saberes situados que lidam com tecnologias livres, sementes, agroecologia e tecnomagias. A editora tem uma contribuição singular na difusão desses conhecimentos por estar também tramada, entre as redes digitais, em sua produção.

Somos uma editora que privilegia as licenças que respeitam a distribuição de conhecimento aberto e livre, por isso todas as nossas publicações estão disponíveis em pdf para download gratuito.

EM NOSSAS ARTÉRIAS NOSSAS RAÍZES

Editores-organizadores. Potyra Guajajara – Urutau Guajajara – Júlia Otomorinhori’õ Xavante – Lucas Munduruku – Lucas Icó Textos. Arão da Providência Guajajara – Ash Ashaninka – Cristina T. Ribas – Fernando Tupinambá – Flavia Meireles – Judith Payró…

Ler mais

Economias subversivas

Lançado em 2017, o livro é uma parceira da Imotirõ com o projeto Nuvem.tk viabilizado a partir de doação da Fundação Ford à Nuvem.tk em 2016, no contexto da Coordenadoria de Ações Locais. O livro ‘Economias Subversivas’…
Ler mais

Tecnomagia

O livro é fruto das reflexões que tiveram lugar no encontro Tecnomagia, idealizado por Adriano Belisário, Bruno Vianna, Cinthia Mendonça, que aconteceu em maio de 2013 na Nuvem – Estação Rural de Arte e Tecnologia, situada…
Ler mais

Copyfight: Pirataria & Cultura Livre

Imotirõ apoiou a realização do livro Copyfight: Pirataria & Cultura Livre, publicado pela Editora Azougue. Copyfight nos leva às múltiplas trincheiras de um tema polêmico: a propriedade privada sobre o imaterial. Artistas, agricultores, camelôs, hackers, médicos…
Ler mais

Peixe Morto – Submidialogias

O livro “Peixe Morto” surge a partir da lista de emails Submidialogias. O nome do livro foi inspirado no evento Submidialogias/2010, que aconteceu em três cidades do Brasil: Arraial d’Ajuda (Bahia), Baía de Paranaguá (Paraná) e Mirinzal…
Ler mais
Rolar para cima
Rolar para cima