Editora

i-Motirõ iniciou a produção editorial no ano de 2012, sempre conectada com projetos colaborativos produzidos a partir de encontros, festivais e laboratórios de mídia e tecnologia social. O primeiro livro publicado foi o Peixe Morto, que faz parte da rede Submidialogias – uma lista de discussão que realizou festivais independentes sobre cultura e políticas digitais em vários pontos do Brasil, no período de 2005 a 2010. Desde então, as publicações seguintes se realizaram a partir de parcerias mobilizadas pelos projetos e suas redes relacionadas, com a participação de vários autores.

A linha editorial da i-Motirõ segue o mesmo perfil de projetos realizados pela organização, mobilizando práticas e saberes situados que lidam com tecnologias livres, sementes, agroecologia e tecnomagias. A editora tem uma contribuição singular na difusão desses conhecimentos por estar também tramada, entre as redes digitais, em sua produção.

Somos uma editora que privilegia as licenças que respeitam a distribuição de conhecimento aberto e livre, por isso todas as nossas publicações estão disponíveis em pdf para download gratuito.


Economias subversivas

Lançado em 2017, o livro é uma parceira da Imotirõ com o projeto Nuvem.tk viabilizado a partir de doação da Fundação Ford à Nuvem.tk em 2016, no contexto da Coordenadoria de Ações Locais. O livro ‘Economias Subversivas’ foi organizado a partir de uma chamada pública, lançado após o encontro de mesmo nome, concebido e idealizado por Bruno Vianna no Rio de Janeiro.

Leia Mais »

Tecnomagia

O livro é fruto das reflexões que tiveram lugar no encontro Tecnomagia, idealizado por Adriano Belisário, Bruno Vianna, Cinthia Mendonça, que aconteceu em maio de 2013 na Nuvem – Estação Rural de Arte e Tecnologia, situada no Vale do Pavão, em Visconde de Mauá (RJ).

Leia Mais »

[RMXTXTURA] Por uma cartografia crítica da Amazônia

Edição digital em 5 capítulos. A cartografia surge a partir dos encontros promovidos pela iniciativa Networked Lab, em 2011, em sua versão amazônida. A ideia era inverter o caminho usual do espetáculo e privilegiar um grupo pensante que buscasse refletir pontos críticos da Amazônia, debatendo e analisando também formas de mapeamento e processos cartográficos radicais.

Leia Mais »

Copyfight: Pirataria & Cultura Livre

Imotirõ apoiou a realização do livro Copyfight: Pirataria & Cultura Livre, publicado pela Editora Azougue. Copyfight nos leva às múltiplas trincheiras de um tema polêmico: a propriedade privada sobre o imaterial. Artistas, agricultores, camelôs, hackers, médicos…

Leia Mais »

Peixe Morto – Submidialogias

O livro “Peixe Morto” surge a partir da lista de emails Submidialogias. O nome do livro foi inspirado no evento Submidialogias/2010, que aconteceu em três cidades do Brasil: Arraial d’Ajuda (Bahia), Baía de Paranaguá (Paraná) e Mirinzal (Maranhão).

Leia Mais »
Rolar para cima