Entre 2006 e 2008 a i-motirõ realiza consultorias e pesquisas técnicas e artísticas como junto á Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, SESC-RJ e Ação Cultura Digital do Ministério da Cultura (MinC) nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, passando a trabalhar junto à rede de Pontos de Cultura oferecendo capacitação quanto aos possíveis usos das ferramentas digitais baseadas em software livres e realizando suporte técnico em relação aos Kits Multimídia recebidos pelos pontos que envolviam produção e difusão de suas produções pela internet. Muitas dessas produções podem ser encontradas em forma de acervo em https://acervo.estudiolivre.org.br/ Esses encontros foram conhecidos como Encontros de Conhecimentos Livres, ação desenvolvida entre uma parceria do poder público, associações e sociedade civil.
Festival de Conhecimentos Livres em Vassouras/RJ (2006)
I Encontro de Conhecimentos Livres em Guarapari (2006)
Pontos de Cultura PIM e Memória de Santa, Synval Silva (2007)
Oficina multimídia em software livre no Centro de Formação do MST – São Mateus – ES (2008)
Circo Digital e o Pontão de Cultura Digital do Circo Voador /offline (2008)
1° Encontro de Conhecimentos Livres do Pontão de Cultura Digital Circo Voador – Pontão Circo Digital propõe vivência no Centro de Formação do Movimentos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra.
Segundo Encontro de Conhecimentos Livres no Quilombo do Campinho, Ponto de Cultura localizado em Paraty (2008)
Festival de Cultura Digital do Pontão do Circo Voador (2009)
Cultura Digital nas Escolas do Estado do Rio de Janeiro (2008-2009)
De outubro de 2008 a janeiro de 2009 a i-Motirô foi convocada pelo Governo do Estado do RJ pra implementar oficinas de Cultura e Letramento Digital nas escolas do estado do Rio de Janeiro, através do Núcleo de Cultura nas Escolas. Foram feitas algumas oficinas nas escolas Monteiro Carvalho e Clóvis Monteiro. Oficinas de mapas cognitivos na escola CE Yonne Maria, em Nova Iguaçu e de vídeo e animação na escola Guadalajara em Duque de Caxias.
Oficinas realizadas na Casa Brasil São Gonçalo, Pontão de Cultura Digital da ECO e no Ponto de Cultura Nós do Morro
Vídeo produzido em Oficina
Seminário de Arte-Educação e Tecnologias Livres de Paraty (2010)
Oficinas no Projeto núcleo de cultura da Secretaria de Cultura do estado do Rio de Janeiro (2010)
Oficina de Diagramação no SESC/Tijuca em parceria como Pontão da ECO/UFRJ, o projeto Internet Livre do SESC- RJ e o Ponto de Cultura BemTV. O objetivo dos encontros era mostrar os conceitos básicos para a elaboração de um projeto gráfico consistente, utilizando ferramentas livres para edição de imagens e paginação.
Pontão de Cultura Digital para o Envolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais
A i-Motirõ junto com a Nhandeva, o Fórum de Comunidades Tradicionais da Costa Verde e a Verde Cidadania concebeu o projeto do Pontão de Cultura Digital para o Envolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais, estimulando novos usos das tecnologias como meio de transformação social, expressão artística e de estímulo à cultura colaborativa e livre, fomentando e articulando a rede Cultura Viva e outros atores sociais. Através de oficinas residentes e continuadas, intercâmbios comunitários, fóruns, debates, eventos, intervenções e ações diretas.
Oficina de Rádio Livre Comunitária no Quilombo do Campinho
1º Lugar no Prêmio Tuxaua 2009 do Ministério da CulturaO coletivo i-Motirõ ganhou primeiro lugar no edital do prêmio Tuxaua 2009 com o projeto Fronteiras Imaginárias Culturais que consiste na produção de mapas cognitivos junto a pontos de cultura no estado do Rio de Janeiro. fic.imotiro.org [LINK FORA DO AR]

