Alimentos & Memórias

Arte pública orgânica

O bairro de Pedra de Guaratiba acaba de ganhar quase 300 m² de uma obra de arte coletiva ao ar livre. Trata-se do maior mural feito somente com tintas a base de pigmentos naturais de todo o estado do Rio, quiçá do Brasil. 5 artistas, incluindo dois indígenas e um morador do Complexo da Maré, coordenados pelo pintor Jhon Bermond, especialistas em geotintas, deixaram o muro da Fundação Angelica Goulart – antiga fundação Xuxa Meneghel – repletos de ícones e personagens relacionadas à cultura culinária do bairro.

Alimentos e Memórias – Pedra de Guaratiba – 2022

Este vídeo apresenta os bastidores da pintura do maior mural ao ar livre do Rio de Janeiro pintado somente com tintas naturais. Temos o depoimento dos artistas envolvidos, dos organizadores, instituições parceiras e oficineiros. A ação foi patrocinada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio do edital público Rua Cultural.

“Nosso intuito foi realizar uma pesquisa sobre o patrimônio imaterial contido na intersecção entre cultura e comida” explica Tadzia Maya, produtora cultural responsável pela ação. O projeto, chamado Alimentos e Memórias, foi um dos selecionados pela Lei Aldir Blanc e contou com uma fase de pesquisa histórica antes da pintura propriamente dita. Leila Netto, coordenadora do coletivo Mulheres de Pedra, uma iniciativa de economia solidária local, foi uma das agentes culturais que bateu em várias portas de “Pedra”, para ouvir histórias antigas sobre roçados, lavouras, pratos típicos, temperos e receitas afetivas. “Foi uma experiência de ancestralidade e identidade ouvir mais sobre meu bairro através das comidas e das cozinheiras”, conta. Segundo Tadzia, a ideia é que o mural seja um ponto de visitação para os turistas que procuram o bairro, complementando-o o passeio para quem busca as opções gastronômicas na região “Queremos somar esta iniciativa a outras no bairro que têm o objetivo de transformá-lo num polo gastronômico”, diz a produtora.

Um QR Code instalado no muro vai levar os visitantes conectados à internet a este site aonde é possível baixar o ebook abaixo com diversas receitas antigas e modernas com ingredientes locais. Para coroar a inauguração, a premiada cozinheira e fundadora do Favela Orgânica, Regina Tchelly, vai realizar uma oficina de “degustação sensorial”, ofertando amostras de pratos inusitados com as Panc’s, as Plantas Alimentícias Não-convencionais.

Desenvolvido por EmbedPress

Rolar para cima
Rolar para cima