3º Mutirão e Grafitagem Enlacazita

O terceiro mutirão Enlacazita aconteceu num domingo de sol de dezembro.
Sim, é verdade que estamos atrás dos cruzeiros… Mas não do Real.

Partimos para uma nova abordagem, as novas investidas agora estão concentradas na parte de baixo da casa. Dominada por pombos tivemos que realizar uma ampla conversa com eles para que estes nos pertimissem utilizar o espaço que está bastante deteriorado. Munidos de ideias influenciadas por Proudhon e outros, conversamos com os pombos sobre o que viria ser propriedade e o que viria a ser posse, explicando que o espaço estava sendo subutilizado e que o trabalho humano resulta de uma força coletiva e como a propriedade só pode constituir-se pelo trabalho, necessariamente a propriedade, por este motivo, torna-se coletiva e indivisa.”, conseguimos convencê-los de que estamos com mais energia e vontade de dar uma função social Paralacazita. Assim, iniciamos a limpeza do espaço. Participaram do 3º Mutirão Marcelo, Bruno, Luiza, Mukah, Ruiz, Belisário, Sara, Cinco e Geo.

Foi feita muita coisa mas ainda há muito o que se fazer. Esse mutirão foi o primeiro suspiro de uma longa caminhada e no momento estamos precisando de móveis, ferramentas, materiais de construção etc etc etc, praticamente qualquer coisa é muito bem-vinda mas estamos precisando principalmente de braços, pernas, cabeças, troncos, cultura, festas e churrascos pois o trabalho não é fácil.  

A grafitagem rolou numa quinta de dezembro já na boca de se comemorar o nascimento do revolucionário mais famoso em todo o mundo. J Van Dongen grafiteiro holândes colou Enlacazita com Bruno para pintarem o muro de fora da parte de baixo. A comunidade ficou bastante feliz com a iniciativa e as crianças da região ficaram bastante animadas com as possibilidades de um espaço de cultura na região.

Abaixo algumas fotos do 3º Mutirão, da Grafitagem e um texto comentando as ideas de Proudhon sobre propriedade e posse


sites/default/files/images/DA%20DISCUSS%C3%83O%20ENTRE%20POSSE%20E%20PROPRIEDADE-%20UMA%20AN%C3%81LISE%20PROUDHONIANA.rtf

Rolar para cima
Rolar para cima